Zilor comemora 75 anos: acompanhe a agenda de comemorações no site

06/01/2021
Zilor comemora 75 anos: acompanhe a agenda de comemorações no site

Zilor celebra 75 anos com energia para transformar o planeta em um lugar mais sustentável, a partir da cana-de-açúcar

Empresa lança hotsite que traz o legado de 7 décadas e meia de empreendedorismo e investimento contínuo, com uma agenda repleta de ações comemorativas

A Zilor Energia e Alimentos, indústria brasileira do setor sucroenergético com atuação global que produz energia limpa e alimentos saudáveis para atender clientes no Brasil e em mais de 60 países, completa 75 anos em 2021.

Ao longo desse período, a companhia destacou-se pela capacidade empreendedora da união das famílias de imigrantes italianos, Zillo e Lorenzetti, e se transformou em uma das principais multinacionais brasileiras do setor agroindustrial e de biotecnologia.

A trajetória da Zilor possui inúmeros marcos que se fundem com a história da agroindústria brasileira. A empresa também buscou sempre ser uma agente de transformação social e de preservação ambiental nas regiões onde possui operações.

Segundo o diretor-presidente da Zilor, Fabiano Zillo, chegar aos 75 anos é um marco muito significativo para uma empresa brasileira do agronegócio. Nossas raízes estão presentes na vida das pessoas: no lugar onde moram, trabalham, convivem e nas nossas indústrias que produzem ingredientes naturais para a nutrição humana e animal, açúcar, energia elétrica, e etanol que movem o mundo.

 

Celebrar esta data é reconhecer o legado de nossas origens e a força do futuro que nos inspira a olhar adiante a todo momento. Uma história construída por muitas gerações de colaboradores, parceiros e comunidades. Por isso, queremos aproveitar o momento para honrar a nossa trajetória e projetar os próximos 75 anos. Queremos nos destacar cada vez mais por ser uma empresa inovadora na produção de energias renováveis e alimentos saudáveis”, ressalta.

Para os próximos 75 anos, nosso propósito é transformar a Zilor em uma organização ainda mais focada em pessoas, mais digital, inovadora, diversa e inclusiva, mantendo um sólido desempenho financeiro e ainda mais sustentável, em todas as suas dimensões.

O futuro da empresa também passa pela manutenção de uma forte geração de caixa, um rígido controle do endividamento, foco em iniciativas que busquem a rentabilidade dos seus ativos e o compartilhamento de valor para seus investidores e acionistas, fatores que contribuíram para a saúde financeira da Zilor desde a sua fundação.

2021 – Um ano Especial

Este é um ano especial para a Zilor. Com o objetivo de reconhecer o elo entre o legado construído nesses 75 anos, as conquistas atuais e o futuro de crescimento da companhia, destacamos como mote das comemorações: “A Energia que nos leva ao Futuro”.

A ação visa reforçar a relação entre a Zilor e as comunidades que abraçam nossas unidades, com ações direcionadas aos públicos interno e externo, contando com a participação de colaboradores e da sociedade.

Para facilitar o acompanhamento das atividades que acontecem durante todo o ano foi desenvolvido um hotsite que integra as ações comemorativas da companhia. No link: www.zilor75anos.com.br o internauta pode encontrar galerias de fotos, depoimentos e uma linha do tempo com os principais acontecimentos da Zilor desde a década de 40, para que colaboradores e comunidades possam conhecer um pouco mais sobre essa trajetória de empreendedorismo e investimento contínuo da companhia, de maneira integrada e acessível para todos os públicos.

Uma trajetória de empreendedorismo e investimento contínuo

Década de 40

A trajetória da Zilor, marcada pelo empreendedorismo e investimento contínuo, começou na década de 40, a partir da forte impulsão dada pelo governo à fabricação de açúcar pós Segunda Guerra Mundial.

Em 1946, iniciavam as atividades da empresa Zillo Lorenzetti, com o processamento da 1ª Safra na Usina São José (Macatuba-SP), e em 1947, na Usina Barra Grande (Lençóis Paulista- SP), com a produção de açúcar. Assim nascia uma das principais empresas de Lençóis Paulista (SP), da união das famílias Zillo e Lorenzetti.

Década de 50

Na década de 50, a Zillo Lorenzetti começa a fabricar etanol na Usina São José e na Usina Barra Grande. Os incentivos do governo e oportunidades de mercado também levaram a um salto vertiginoso na produção de açúcar na Safra de 1958/1959.

Década de 60

O avanço na produção de cana continuou e se intensificou no início da década de 60. O governo ampliou as facilidades de crédito para plantio e para usinas. Houve um forte crescimento de produção de cana no período o que provocou a crise de superprodução em 1965.

Década de 70

A década de 70 foi marcada pela primeira crise do petróleo, com a restrição de produção e aumento de preço, promovendo a produção de álcool. A companhia Zillo Lorenzetti torna-se fonte de pesquisa em inovação, pela ESALQ-USP, na lavoura e na indústria.

Década de 80

Os anos 80 são marcados fomento do álcool como combustível e pela modernização estrutural e tecnológica e as usinas passam a produzir etanol puro e a compor 20% da gasolina. Nesse contexto é adquirida a Usina Santa Lina, em Quatá (SP) e passa a se chamar Açucareira Quatá.

Década de 90

A Zilor sempre foi impulsionada por novas gerações da família, por seus colaboradores e por todas as pessoas que fazem parte dessa história. Na década de 90 empresa recebe investimentos na cogeração de Energia Elétrica e inicia a comercialização nas unidades Barra Grande, de Lençóis Paulista e São José, de Macatuba. Nesse mesmo período inicia a implantação do modelo de Parcerias Agrícolas, reconhecido pelas boas-práticas de gestão socioambiental e desenvolvimento econômico local.

Década 2000

A década de 2000 é marcada por grandes transformações estruturais e culturais. A Zillo Lorenzetti torna-se a 1ª empresa do setor a lançar o Projeto de Crédito de Carbono, em 2001. Em 2003, a o espírito empreendedor de inovação da companhia proporcionou a criação da unidade de negócios, Biorigin Ingredientes Naturais.

O ano de 2007 foi o ano de muitas conquistas e a empresa foi a 1ª a aderir a colheita 100% mecanizada da cana-de-açúcar e passa pela maior mudança de marca, de Zillo Lorenzetti para Zilor Energia e Alimentos, visando a inserção no mercado internacional. Ainda nessa década a Zilor torna-se uma multinacional brasileira com a aquisição da PTX Food (EUA) e da Immunocorp Animal Health (Noruega), pela Biorigin.

Década 2010

Já em 2010, a empresa dá um salto de qualidade e garante a certificação de seus produtos e processos produtivos. Na produção de Açúcar, a Zilor conquista a ISO 22000: certificação mais importante, referente à segurança de alimentos. O Etanol produzido pela Zilor é também é certificado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. A empresa conquista a certificação Bonsucro em suas três unidades, garantindo a produção sustentável na cadeia produtiva da cana-de-açúcar, e se consolida como a maior área certificada do planeta no setor.

A Biorigin investe na expansão da sua capacidade de produção na unidade de Quatá (SP) e torna-se a 1ª empresa do segmento, em esfera mundial, a obter a certificação Cadeia de Custódia – Bonsucro. Nesse período, a Biorigin conquista também conquista a recomendação para a ISO 14001.

Década 2020

Em 2020, a Zilor conquista a certificação do “Programa RenovaBio” em 100% de suas unidades industriais, valorizando o benefício socioambiental do etanol de produzir energia limpa e renovável e alimentos para o Brasil e o mundo, a partir do aproveitamento total da cana-de-açúcar.

Ano 2021 – Para os Próximos 75 anos

Desde o início, a Zilor estimulou o espírito empreendedor em sua trajetória, uma chama que permanece viva até hoje em sua cultura empresarial, que traz como um dos princípios: Trabalho, Crescimento e Sonho de Futuro.

O negócio, durante mais de 7 décadas, foi impulsionado por novas gerações da família, por seus colaboradores e por todas as pessoas que fazem parte dessa história, uma empresa com atuação global que traz em seu DNA a constante busca por produtividade, inovação, eficiência e sustentabilidade.

Confira no link o vídeo e a Carta Aberta escrita pelo Diretor-Presidente da Zilor, Fabiano Zillo.

75 ANOS ZILOR – Comemore com a gente! – YouTube

Carta Aberta – Zilor 75 Anos


Ver todas las noticias