Zilor e Ascana lançam a Campanha “JUNTOS CONTRA O FOGO”

07/23/2021
Zilor e Ascana lançam a Campanha “JUNTOS CONTRA O FOGO”

Proposta é levar orientações aos proprietários rurais e à comunidade em geral sobre a importância da prevenção de incêndios em áreas de vegetação

A Zilor e a Ascana lançam nesta semana a Campanha “JUNTOS CONTRA O FOGO” que tem como objetivo levar informações aos proprietários rurais e à comunidade em geral sobre a importância da prevenção de incêndio, as consequências que isso traz para a fauna e a flora e reforçar que atear fogo é crime.

A Zilor, os associados da Ascana e os produtores parceiros foram os primeiros a aderir ao Protocolo Agroambiental Etanol Mais Verde que prega a eliminação da queima da palha da cana na colheita. Portanto, a cana é colhida crua, sem o uso do fogo.

“A Zilor participa do Protocolo desde o ano de 2007. Em aproximadamente 14 anos de programa tivemos a comprovação e o bom resultado da parceria entre o setor privado e o governo em prol da sociedade e do meio ambiente. A campanha é relevante porque leva essa informação importante para toda a população”, disse Nabor Nogueira, gerente de Pessoas & Organização da Zilor.

A Campanha “JUNTOS CONTRA O FOGO” tem o apoio da Polícia Militar Ambiental e do Corpo de Bombeiros. “Nós tivemos uma reunião muito importante com a Polícia Ambiental e os Bombeiros para fortalecer esta parceria e deixar claro, mais uma vez, que nem a Ascana e nem a Zilor usam o fogo em qualquer etapa, do plantio à colheita da cana. Na verdade, o incêndio criminoso traz prejuízos financeiros e ambientais”, falou o presidente a Ascana, Pedro Luís Lorenzetti.

O comandante da 2ª Cia da Polícia Ambiental de Bauru, capitão Leo Artur Marestoni, falou da importância do trabalho de prevenção de incêndio e das ferramentas que a PM tem para identificar o local exato do foco de fogo por meio de monitoramento via satélite. “Eu estou à disposição para participar de ações de prevenção e orientações aos proprietários rurais para que possamos evitar os danos ambientais. Campanhas como estas são muito importantes”, disse.

O objetivo da Campanha “JUNTOS CONTRA O FOGO” é a prevenção, mas também é preciso ter um plano de ação caso um incêndio aconteça. Tanto a Zilor quanto a Ascana têm uma estrutura de combate a incêndios com caminhões pipas, equipamentos, brigadistas treinados e conta com o apoio do Corpo de Bombeiros.

“A gente precisa somar esforços e acreditar que quando se apaga um incêndio não é para a empresa, é para os nossos filhos já que estamos ajudando a preservar uma mata, uma área de preservação, uma nascente de água. Este é o diferencial da nossa equipe e a base de Lençóis Paulista está à disposição da Zilor e da Ascana”, falou o primeiro-sargento Tadeu Bargamasco Urréa, comandante do Sub-Grupamento dos Bombeiros de Lençóis Paulista.

A preocupação do setor canavieiro com os incêndios acidentais ou criminosos nos canaviais está calcada em alguns aspectos como a mudança no clima, o êxodo rural reverso e o vandalismo.

O gerente de Parcerias Agrícolas da Zilor, Claudio Campanholi explica que apesar de não se usar o fogo na colheita de cana a preocupação com incêndios é constante. “Da série histórica dos últimos 25 anos, este primeiro semestre de 2021 foi o que menos choveu. Temos outro fator novo que é êxodo rural reverso, em virtude da pandemia, já que muitas pessoas da cidade estão indo para o campo, em áreas de lazer, represas e também temos novos loteamentos próximos das lavouras. A outra preocupação é o vandalismo, um problema que a gente enfrenta há muitos anos”, explicou.

Pedro Luís Lorenzetti salientou que os parceiros e associados da Ascana estão presentes em 16 municípios e cultivam cana em uma área de 90 mil hectares com produção na casa de 7 milhões de toneladas e que as empresas agrícolas possuem estrutura própria de combate ao fogo.

“Hoje temos uma frente de combate ao fogo composta por 41 caminhões pipas equipados, 108 brigadistas treinados e prontos para agir, tudo interligado por uma comunicação rápida. E estamos investindo R$ 1 milhão na instalação de câmeras de monitoramento em toda nossa área. Desta forma, se tivermos qualquer problema vamos ter em tempo real onde está o incêndio e as coordenadas para que o socorro chegue o mais rápido possível. É tecnologia a serviço do agro”, diz o presidente da Ascana.

A Campanha “JUNTOS CONTRA O FOGO” é composta por várias peças publicitárias direcionadas ao público em geral e também aos produtores de cana-de-açúcar.

Nas mídias sociais e na imprensa serão veiculadas informações ao cidadão sobre o perigo de se jogar bituca de cigarro às margens da rodovia, atear fogo para a limpeza de terrenos e que não se deve soltar balões, acender velas e fazer fogueiras nas áreas próximas à vegetação.

Também aborda os danos que o fogo causa nas áreas de preservação, a morte de animais silvestres, aumento da poluição do ar, diminuição da fertilidade do solo, o risco de queimadura e os acidentes com vítima.

Para os produtores de cana associados à Ascana e os Parceiros Agrícolas da Zilor será destinado um material informativo sobre a legislação em vigor e a importância da manutenção das áreas, principalmente dos aceiros, espaço de terra ao redor da propriedade, ou plantação, que é periodicamente limpo pelo homem, uma técnica utilizada frequentemente para impedir ou retardar os danos causados pelo fogo.


Ver todas las noticias