Zilor lança programa de financiamento de Parceiros Agrícolas por meio de FIDC

06/25/2021
Zilor lança programa de financiamento de Parceiros Agrícolas por meio de FIDC

Com o Programa de Financiamento, a companhia viabiliza o acesso ao crédito dos produtores rurais, além de promover o fortalecimento do Programa de Parcerias Agrícolas

 

A Zilor acaba de lançar o Programa de Financiamento de Parceiros Agrícolas, que visa facilitar o acesso ao crédito para financiamento das atividades dos Parceiros Agrícolas, por meio de estruturação de Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC).

Com o apoio do BTG Pactual Asset (gestor, administrador e custodiante) e da Cypress, o Fundo foi estruturado tendo como cotistas, inicialmente, a Zilor e o Banco, e conta com montante de R$ 120 milhões, podendo ser expandido ao longo do tempo de acordo com a demanda.

Os recursos do fundo serão direcionados ao financiamento das atividades de produtores rurais Parceiros, relacionadas ao custeio e investimentos em plantio, com taxa de financiamento atreladas ao risco e produtividade de cada parceiro, com pagamentos realizados entre 1 e 5 anos, contando com amortizações, alinhados ao ciclo de plantio e colheita da cana-de-açúcar.

Além de facilitar o acesso ao crédito, de forma mais eficiente ampliando as fontes de captação acessando Mercado de Capitais, o programa é um incentivo ao aumento de produtividade, uma vez que as taxas de financiamento aos Parceiros são balizadas pela produtividade e qualidade da cana-de-açúcar.

O Programa tem por finalidade financiar os produtores rurais que possuem contrato de longo prazo para o fornecimento de cana-de-açúcar à Zilor, viabilizando o acesso a recursos financeiros para investimentos no plantio, fortalecendo assim, a estrutura de capital de giro de Parceiros e contribuindo para melhoria na gestão de riscos e otimização de garantias de recebimento para a Zilor.

A Zilor foi pioneira na implementação do modelo de Parcerias Agrícolas, iniciado há mais de 20 anos, que consiste na cessão de posse das propriedades rurais para Parceiros responsáveis pelo cultivo da cana-de-açúcar nas regiões de Lençóis Paulista e Macatuba, localizadas no interior do estado de São Paulo.

Num modelo sustentável de negócio, a Zilor se compromete a comprar toda a produção, a preço de mercado e em contratos de longo prazo. Os Parceiros, por sua vez, devem realizar o cultivo da cana-de-açúcar, de acordo com o Compromisso de Conduta e Desempenho assinado com a Zilor, o que assegura reinvestimentos saudáveis e sustentáveis nas suas áreas agrícolas e envolvem cerca de 130 mil ha de cana-de-açúcar.

Segundo o CFO da Zilor, Marcos Arruda, o Fundo teve uma excelente receptividade e contou com 65% da participação dos Parceiros Agrícolas no seu lançamento. “Há mais de 10 anos a Zilor oferece linhas de crédito para seus Parceiros Agrícolas; fomos pioneiros nesse modelo de financiamento e estamos muito satisfeitos com a repercussão dessa nova operação, o que corrobora a solidez da Zilor e o alto índice de confiança que o modelo Programa de Parcerias Agrícolas apresenta. Esse é apenas o primeiro lançamento. Queremos trazer mais oportunidades de crédito para nossos Parceiros nas próximas safras e melhorar a gestão de riscos e garantias da companhia”, ressalta.

Para o CEO da Zilor, Fabiano Zillo, a operação se destaca por ser inédita no setor e ratifica a relação de ganha-ganha entre a companhia e seus Parceiros na produção de cana-de-açúcar. “A captação chega como uma nova oportunidade de apoio e fomento aos Parceiros Agrícolas na construção de seus empreendimentos, com vantagens como o acesso a novas fontes de captação e prazos adequados propiciando a sustentabilidade para a sucessão empresarial desse inovador modelo de negócio”, afirma.

 

Zilor oferta modelo de Fixação de Preço Futuro do ATR para o Açúcar aos Parceiros

 

Ainda na esteira de aprimorar o ecossistema com os Parceiros, visando estender a gestão de riscos aos seus negócios, para mitigar as oscilações de preços do mercado, durante a safra 20/21, a Zilor lançou, em novembro de 2020, o Programa de Fixação de Preço Futuro do ATR (Açúcar Total Recuperável) direcionado aos produtores.

A Zilor viabilizou o acesso à ferramenta de gestão de riscos aos Parceiros Agrícolas, contribuindo para uma melhor previsibilidade dos seus fluxos de caixa e resultados com o desenvolvimento e implementação de instrumento para fixação de preços futuros.

Segundo o CFO da Zilor, Marcos Arruda, com essa nova ferramenta, os Parceiros têm a possibilidade de fazer a fixação de preços para as safras futuras. “Implementamos esse modelo na safra 20/21, e a participação já foi relevante. Esperamos uma adesão ainda maior este ano devido às condições favoráveis do preço do açúcar. Estamos buscando melhoria nos controles internos e gestão de riscos de forma intensa na Zilor, e este novo modelo de fixação de preço de cana-de-açúcar oferecido aos Parceiros, também tem o papel de mitigar os riscos do FIDC, produto também oferecido aos produtores parceiros.”

De acordo com o CEO da Zilor, Fabiano Zillo, “nosso papel é de viabilizar ferramentas que tragam benefícios, tanto para o Parceiro quanto para a companhia, e garantam a sustentabilidade financeira do negócio no longo prazo.”

Em 2021, a Zilor celebra 75 anos de trajetória marcados pelo empreendedorismo, solidez e investimento contínuo. O compromisso com um modelo produtivo sustentável seguirá como prioridade na companhia e será, cada vez mais, a base dos resultados que alcançaremos com foco na perenidade e geração de valor para todos os stakeholders.

Para saber mais sobre as nossa trajetória e ações comemorativas acesse: www.zilor75amos.com.br

 

 

 

 

 


Ver todas las noticias