Zilor registra redução de 72% na taxa de acidente de trabalho com afastamento

07/27/2020
Zilor registra redução de 72% na taxa de acidente de trabalho com afastamento

Zilor registra redução de 72% na taxa de acidente de trabalho com afastamento

Marca atingida na safra 2019/2020 demostra o investimento realizado pela companhia na governança e gestão em Segurança com foco no Zero Acidente

No Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a Zilor Energia e Alimentos (SP), multinacional do setor sucroenergético que produz energia e alimentos de forma sustentável a partir da cana-de-açúcar, apresenta a redução de 72% na taxa de acidente de trabalho com afastamento no período do ano safra 2019/2020.

O resultado é parte de uma série de ações desenvolvidas pela Zilor no período, com o objetivo de garantir um ambiente de trabalho cada vez mais seguro para seus colaboradores.

A grande guinada positiva nos indicadores de segurança foi alcançada em 2019, com o direcionamento da alta liderança para alavancar as ações de segurança e a parceria com a consultoria DuPont. Estes dois fatores provocaram o avanço das práticas cotidianas, colocando na mesma página Líderes e suas equipes na implantação de ações de contenção rápida e efetiva de acidentes, tendo como objetivo o ZERO Acidente.

“Podemos observar uma nova cultura de segurança da empresa criada com o trabalho maciço de diferentes ações de prevenção e campanhas para conscientização das pessoas e sua mudança de comportamento. Essa evolução não seria capaz sem o engajamento de todas as equipes e o suporte de cada líder”, afirma o diretor Agroindustrial da Zilor, Luiz Scartezini.

Ao longo desse período, a Zilor investiu em workshops e treinamentos para equipes de todos os níveis, com o objetivo de desenvolver competências de supervisão e liderança, comunicação efetiva, gestão de conflitos, coaching para desempenho, tomada de decisão, efetividade das reuniões, treinamento de habilidades e trabalho em equipe. Os encontros tinham como meta ressaltar o papel da liderança na busca constante pela excelência da cultura de segurança.

“Nosso maior desafio foi a mudança comportamental. Foi preciso mostrar que a segurança é um benefício para cada colaborador. Desenvolvemos programas, ações e contamos com o auxílio da consultoria para aprimorar a área de Segurança”, destaca o diretor-presidente da Zilor, Fabiano Zillo.

Por meio do programa Vida em Foco, as ações passaram a ser feitas de forma integrada, em busca de resultados mais efetivos e um ambiente de trabalho mais seguro para todos. Ao longo do último ciclo, o Vida em Foco desenvolveu diversas ações e campanhas para conscientizar e trazer esses elementos para todos os colaboradores.

Como resultado, no ano safra 2019/2020, a empresa reduziu em 72% o número de acidentes com afastamento. A companhia atingiu também seu principal objetivo para o período: nenhuma fatalidade. Segundo o método Dupont, a redução no número de acidentes representa ainda uma diminuição de 62% nos custos com acidentes de colaboradores.

Além de executar um plano de ação para a redução de acidentes ressaltando a importância de que todos os colaboradores devem retornar para suas casas da mesma forma que se apresentaram ao trabalho, a Zilor contou também com métodos e ferramentas de controle para que a Segurança seja um tema presente na vida de todos.

Fabiano Zillo afirma ainda que a rotina “Zero Acidente” é condição essencial para as atividades da empresa: “a curva decrescente dos indicadores de acidentes mostra que o trabalho desenvolvido no último ciclo está no caminho certo e deve continuar com ainda mais empenho de todos os nossos colaboradores sem distinção de atividade, cargo ou experiências.”

E os impactos positivos dessa cultura continuam: a unidade de Quatá (SP) da companhia registrou 1 ano sem acidentes no último mês de junho, o que demostra o engajamento dos colaboradores na busca pelo ZERO Acidente.

Confira no link o case detalhado: Zilor registra redução de 72% na taxa de acidente de trabalho com afastamento


Ver todas las noticias