Trajetória da Zilor se funde ao desenvolvimento de Lençóis Paulista

30/04/2022
Trajetória da Zilor se funde ao desenvolvimento de Lençóis Paulista

Lençóis Paulista comemorou 164 anos, no último dia 28 de abril, e temos muito orgulho de termos nossas raízes plantadas neste chão há 76 anos

A trajetória da Zilor possui inúmeros marcos que se fundem com a história de Lençóis Paulista; seja pela capacidade empreendedora e de geração de valor, seja pelo desenvolvimento da própria comunidade. Quando iniciamos nossa história, há 76 anos, não tínhamos a dimensão do quanto nossa atividade agroindustrial seguiria tão próxima do desenvolvimento socioeconômico de Lençóis Paulista.

E são inúmeras ações e iniciativas que traduzem essa parceria, com uma forte presença na comunidade lençoense, por meio do apoio direto ao desenvolvimento local como: Rodovia Vicinal Juliano Lorenzetti (doação da área e construção), Núcleo Habitacional Luiz Zillo (doação da área), Núcleo Habitacional João Zillo (doação da área), Maternidade Angelina Zillo – Hospital Nossa Senhora da Piedade (construção da área), Ginásio de Esportes Antonio Lorenzetti Filho (doação da área),  Salão da APAE Antonio Lorenzetti Filho (doação da área e apoio na construção do local), Teatro Municipal Adélia Lorenzetti (construção do local e patrocínio das atividades culturais, por meio da ALIC – Associação Lençoense de Incentivo à Cultura), além da contribuição para outras ações socioambientais, que podem ser acessadas no Museu Virtual Zilor: www.zilor.com.br

Nossas raízes estão presentes na vida das pessoas: no lugar onde moram, trabalham, convivem e nas nossas indústrias que produzem açúcar, etanol – um combustível limpo que move o mundo, energia elétrica renovável e ingredientes naturais para a nutrição humana e animal.

Marcada pelo empreendedorismo e investimento contínuo, a Zilor iniciou sua trajetória na década de 40, a partir da forte impulsão dada pelo governo à fabricação de açúcar pós Segunda Guerra Mundial. E em 1946, iniciavam as atividades da empresa Zillo Lorenzetti, com o processamento da 1ª Safra na Usina São José (Macatuba-SP), e em 1947, na Usina Barra Grande (Lençóis Paulista- SP), com a produção de açúcar. Assim nascia uma das principais empresas de Lençóis Paulista (SP), da união das famílias Zillo e Lorenzetti.

A Zilor Energia e Alimentos, indústria brasileira do setor sucroenergético com atuação global que produz energia limpa e alimentos saudáveis, atende atualmente clientes no Brasil e em mais de 60 países, e destaca-se pela capacidade inovadora e de geração de valor.

As diretrizes de Sustentabilidade da Zilor reafirmam nosso cuidado com o meio ambiente, a atenção com as pessoas, a melhoria contínua dos processos, a conformidade com as leis e regulamentos e a ética nos relacionamentos, além de outras ações práticas que evidenciam o nosso compromisso e o das empresas que somos parceiros, com a entrega de produtos com atributos sustentáveis desde a sua origem.

Nossa atuação social, como empresa que tem suas raízes em Lençóis Paulista, sempre foi voltada para fortalecer as relações com a comunidade contribuindo para o desenvolvimento local. Geramos emprego e renda para cerca de 3.500 postos de trabalho em nossa região e ainda promovemos o desenvolvimento local com ações que abrangem programas autorais, como o Aprender Sempre, projetos sociais aportados via Leis de Incentivos Fiscais (IR e ICMS) e ações filantrópicas, para beneficiar especialmente crianças e adolescentes com atividades que visam promover, por meio da educação, da cultura e do esporte, o desenvolvimento pessoal e social, para que sejam protagonistas de suas vidas.

Com energia para contribuir para a transformação do planeta em um lugar mais sustentável, a partir da cana-de-açúcar, buscamos ser agentes de transformação social e de preservação ambiental para a comunidade de Lençóis Paulista e região.

Nosso desafio diário continua sendo alcançar a longevidade empresarial dentro dos ciclos: sobrevivência, crescimento e perpetuidade. E assim tem sido durante esses 76 anos de Zilor.

As transformações globais cada vez mais aceleradas nos provocam a fortalecer nossa conexão em prol do desempenho financeiro, da geração constante de valor, da sustentabilidade, da saúde e da vida. A correta interpretação desses cenários nos leva a decisões empresariais que garantem nossa sobrevivência aos desafios impostos e apontam os rumos de crescimento.

Precisamos buscar o melhor naquilo que dominamos, ou seja, aprimorar constantemente nossa capacidade técnica, nossas habilidades, nossa eficiência, nossa produtividade, entendendo por que fazemos algo e aonde queremos chegar; ao mesmo tempo, temos que entender que existem fatos que não controlamos, e aos quais precisamos nos adaptar, mudando a rota quantas vezes for necessário para alcançar nossos objetivos.

Essa convicção potencializa nossa capacidade de se adaptar às mudanças e contribui para os ciclos de crescimento que nos levam rumo à perpetuidade empresarial.

Chegamos à Safra 76 mantendo o equilíbrio entre persistência, profissionalismo e constância, com olhos no futuro e sempre abertos para os aprendizados e as transformações do presente.

Reconhecemos com orgulho o nosso passado, valorizando a força empreendedora, a coragem e a resiliência que fizeram de nós uma indústria brasileira do setor sucroenergético com atuação global, com impacto positivo no setor em que atuamos, nas comunidades onde estamos presentes e na preservação do planeta.

Reconhecemos a energia dos nossos talentos em torno de objetivos comuns para construir um espaço plural e inclusivo que seja de todas as pessoas, e, ao mesmo tempo, de cada uma delas.

E enxergamos no futuro a oportunidade de inovar, de fazer mais, de fazer melhor, de quebrar barreiras e de buscar ser a diferença que queremos para o mundo por meio de energias renováveis e dos alimentos saudáveis que produzimos.

A máxima “Ninguém faz sucesso sozinho” não poderia ser mais verdadeira, quando refletimos sobre os elos que unem a Zilor à comunidade lençoense.

Desejamos que possamos seguir juntos em busca da prosperidade social e econômica, em uma jornada rumo ao centenário Zilor e bicentenário de Lençóis Paulista. Por isso, reconhecemos os fundadores, acionistas, colaboradores, parceiros e comunidades que trilham conosco esse caminho para o crescimento sustentável.

Nosso propósito é seguir trabalhando para a entrega de resultados marcados pelo foco em pessoas, inovação, diversidade, digital, mantendo um sólido desempenho financeiro e ainda mais sustentável em todas as suas dimensões, com impactos positivos para todos que nos acompanham nessa trajetória.

 

Para saber mais, confira a matéria abaixo:

A força do agronegócio lençoense – Jornal O ECO


Ver todas as notícias