Responsabilidade Social

Nossa atuação é voltada para fortalecer continuamente as relações de confiança que contribuem para o desenvolvimento social nos municípios em que estão nossas unidades.

Nossas ações abrangem os municípios de Lençóis Paulista, Macatuba e Quatá, localizados no estado de São Paulo, por meio de projetos autorais, ações filantrópicas e iniciativas incentivadas por leis estaduais e federais.

Desde 2007, utilizamos recursos ofertados por leis de incentivo fiscal para beneficiar especialmente crianças e adolescentes com atividades que visam promover, por meio da educação, da cultura e do esporte, o desenvolvimento pessoal e social, para que sejam protagonistas de suas vidas.

A partir de um diagnóstico social realizado no ano de 2018 nas três comunidades em que atuamos, com auxílio das lideranças da Zilor, dos cidadãos e do poder público, priorizamos os investimentos para os próximos anos. Ao mesmo tempo, revigoramos a estratégia de comunicação para fazer com que os projetos sociais e investimentos tenham ainda mais impactos positivos nas comunidades.

Nosso objetivo é evidenciar o compromisso sob o fortalecimento da relação com a sociedade e alcançar resultados sustentáveis em nosso modelo de negócio, sempre equilibrando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Nos últimos dois anos, investimos cerca de R$8 milhões para a realização de diversas iniciativas que impactaram positivamente os moradores de Lençóis Paulista, Macatuba e Quatá. Os projetos desenvolvidos beneficiaram mais de 800 estudantes que participaram das movimentações educacionais provocadas pela Zilor.

Projetos via Incentivos Fiscais

Os investimentos realizados como parte da estratégia de responsabilidade social dos negócios da Zilor contam com o incentivo de leis federais. Dentre elas estão a Lei Rouanet, o Fundo da Criança, a Lei do Desporto e a Lei do Idoso. Por meio da Lei Rouanet foi possível destinar recursos para a aperfeiçoar a programação do Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, em Lençóis Paulista. Desde sua inauguração em novembro de 2016, até maio de 2018, o espaço atendeu cerca de 40 mil pessoas com espetáculos mensais. Com o Fundo da Criança, foram distribuídos valores financeiros para as prefeituras das três cidades nas quais a empresa está instalada. Os recursos são utilizados para financiar projetos sociais voltados para crianças e adolescentes da região, com atividades que visam contribuir ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Por meio de leis de incentivo fomentadas pelo estado de São Paulo, realizamos esses principais projetos:

Projeto Iandê: Os jovens do município de Macatuba contém acesso à aulas de dança, teatro, música e capoeira, além das atividades complementares oferecidas no contraturno escolar. A faixa etária do público varia de 7 a 17 anos.

Jovens do Futuro: Em Lençóis Paulista, o projeto beneficia crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos, com aulas de vôlei. As atividades também são realizadas no contraturno escolar.

Projetos Próprios

Os projetos são custeados com investimentos diretos da Zilor e contribuem para o desenvolvimento das comunidades vizinhas. As iniciativas próprias realizadas, são:

Aprender Sempre – O município de Quatá-SP, que abriga uma das três unidades industriais da empresa, é palco de diversas iniciativas sociais promovidas pela Zilor, por meio do projeto Aprender Sempre. As ações desenvolvidas para os jovens entre 7 a 17 anos, estão pautadas na troca de conhecimento sobre temas como sustentabilidade e meio ambiente, cinema, transformação social, voluntariado, elaboração de projetos e captação de recursos, além de atividades esportivas no contraturno escolar, que contribuem para a construção da cidadania.

Banda Musical Zillo Lorenzetti – Com 29 anos de existência, o projeto social oferece aulas no contraturno escolar para cerca de 60 crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos, de Lençóis Paulista-SP. A música é parte do projeto pedagógico, que visa tarefas socioeducativas, de integração familiar e cultural. O objetivo da iniciativa é oferecer práticas que despertem os valores, a criatividade e o protagonismo juvenil.

Coral Zillo Lorenzetti – Com 36 anos de trajetória, sendo tradicional na cena cultural e musical de Lençóis Paulista e Macatuba-SP, conta com mais de 50 integrantes da comunidade e segue encantando mediante um repertório diversificado, apresentado em eventos da região.