Responsabilidade Social

Investimento Social Privado – ISP

A parceria e a proximidade com as comunidades é um dos pilares da longevidade e sustentabilidade do modelo de negócio da Companhia. A presença da Zilor nos municípios em que estão suas unidades impacta positivamente a comunidade local e abre a oportunidade para que a Companhia atue como protagonista no desenvolvimento
sustentável dessas regiões.

Os investimentos sociais, em linha com a estratégia corporativa, contribuem para que as populações tenham acesso às iniciativas que fomentam a educação, a cidadania e a cultura.

Nesse sentido, a Companhia promove o investimento social privado, que é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais, culturais e científicos de interesse público.

Guiada pela Política de Investimento Social Privado (clique aqui) , a Zilor segue as diretrizes para a destinação de recursos financeiros e humanos no apoio a projetos e iniciativas das comunidades locais. Dessa forma, busca contribuir para a estruturação de iniciativas que priorizem uma transformação local com resultados sustentáveis de longo prazo e que promovam melhoria de oportunidades e de qualidade de vida.

Conforme as diretrizes da Política, os investimentos sociais apoiam projetos que fortaleçam a educação, a cultura e o esporte nos municípios de Lençóis Paulista, Macatuba e Quatá.

Projetos via Incentivos Fiscais

Desde 2007, utilizamos recursos ofertados por leis de incentivo fiscal para beneficiar especialmente crianças e adolescentes com atividades que visam promover, por meio da educação, da cultura e do esporte, o desenvolvimento pessoal e social, para que sejam protagonistas de suas vidas.

Os investimentos realizados como parte da estratégia de responsabilidade social dos negócios da Zilor contam com o incentivo de leis federais. Dentre elas estão a Lei Rouanet, o Fundo da Criança, a Lei do Desporto e a Lei do Idoso. Por meio da Lei de Incentivo à Cultura foi possível destinar recursos para a aperfeiçoar a programação do Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, em Lençóis Paulista. Desde sua inauguração em novembro de 2016, até maio de 2018, o espaço atendeu cerca de 40 mil pessoas com espetáculos mensais. Com o Fundo da Criança, foram distribuídos valores financeiros para as prefeituras das três cidades nas quais a empresa está instalada. Os recursos são utilizados para financiar projetos sociais voltados para crianças e adolescentes da região, com atividades que visam contribuir ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Modalidades Atendidas

  • Lei de Incentivo à Cultura
  • Lei de Incentivo ao Esporte
  • PRONON
  • PRONAS
  • FUMCAD
  • Fundo do Idoso

Projetos Próprios

Os projetos são custeados com investimentos diretos da Zilor e contribuem para o desenvolvimento das comunidades vizinhas de Lençóis Paulista, Macatuba e Quatá, localizadas no estado de São Paulo.

As iniciativas próprias realizadas, são:

Programa Aprender Sempre

O Programa Aprender Sempre é uma iniciativa de educação promovida pela Zilor desde 2001, que atua por meio de verba direta e projetos incentivados (IR e ICMS) para alavancar o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, alvo principal de atuação social da Zilor. A iniciativa é a principal ação de investimento social realizada continuamente pela Zilor. A ação beneficia jovens estudantes dos ensinos fundamental e médio das escolas de Lençóis Paulista, Macatuba e Quatá com atividades estruturantes que fortalecem a cidadania, a diversidade e a inclusão social.

O Programa tem como premissa engajar, formar e impulsionar o jovem para a vida e para o trabalho, com o objetivo de levar para os jovens e estudantes dos municípios de atuação da Zilor iniciativas de aprendizagem inovadoras que
dialogam com seu jeito de ser, estimulam o seu interesse artístico, fortalecem sua participação social e desenvolvem competências socioemocionais e empreendedoras determinantes para o seu sucesso pessoal e profissional. O Programa Aprender Sempre é uma iniciativa da Zilor em parceria com o poder público local e a comunidade escolar.

A ação promove atividades para contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio, com atividades que despertem vocações e habilidades socioemocionais. As ações estão pautadas na troca de conhecimento sobre temas como Sustentabilidade e Meio Ambiente, Cinema, Transformação Social, Voluntariado, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, além de atividades esportivas no contraturno escolar.

Projeto Eu Amo Chiquinho – Educar pra Transformar!

O município de Quatá-SP, que abriga uma das três unidades industriais da Zilor, é palco de diversas iniciativas sociais promovidas empresa. As ações desenvolvidas para os jovens entre 7 a 17 anos, estão pautadas na troca de conhecimento sobre temas como sustentabilidade e meio ambiente, cinema, transformação social, voluntariado, elaboração de projetos e captação de recursos, além de atividades esportivas no contraturno escolar, que contribuem para a construção da cidadania.

O Projeto Eu Amo Chiquinho é uma das ações do Programa Aprender Sempre, iniciativa de Responsabilidade Social da Zilor, desenvolvida desde 2018 na Escola Professor Francisco Balduíno de Souza “Escola Chiquinho”, no município de Quatá/SP, que promove o desenvolvimento educacional de jovens entre 7 e 17e anos em busca do protagonismo pessoal e social, além de atividades esportivas no contraturno escolar, que contribuem para a construção da cidadania na comunidade.

Durante a pandemia de covid-19, em 2020, com objetivo de apoiar alunos e professores no processo de aprendizagem remota, em parceria com a Softtek, a Zilor desenvolveu um projeto social para capacitar 25 docentes na utilização das plataformas digitais,  como ferramenta de educação e inclusão tecnológica. Como complemento à ação, a Zilor ainda doou R$60 mil em ferramentas tecnológicas, a partir de 65 aparelhos como tablets e celulares, para que os alunos que não tinham equipamentos pudessem acompanhar as aulas, promovendo a inclusão dos alunos no ambiente digital e fomentar a participação nas aulas on-line, facilitando o acesso à formação educacional e diminuindo a evasão escolar. 

Em março de 2022, em complemento à iniciativa, a Zilor realizou a inauguração do Centro de Tecnologia na escola, em parceria com a Sofftek e a ONG Meu Futuro Digital, que propõe um espaço destinado à inovação e tecnologia, que possa mudar o presente dos jovens que passarem por aqui e o futuro do nosso país.

Para a Zilor, contribuir com a formação e troca de conhecimento é fundamental para a construção da cidadania e de uma sociedade mais justa e igualitária. A Zilor segue comprometida em atuar socialmente nas comunidades que a acolhem, desenvolvendo junto às suas populações ações por meio da educação e cultura, com foco no despertar do protagonismo juvenil.