Zilor apresenta espetáculo infantil ‘Quem são elas?’, em Quatá

15/06/2022
Zilor apresenta espetáculo infantil ‘Quem são elas?’, em Quatá

A atração gratuita abordou sobre a potência feminina e foi realizada via leis de incentivo fiscal, no dia 15 de junho, no Anfiteatro Bibiana Simões Nucci

           A Zilor promoveu o espetáculo infantil, em Quatá, “Quem são elas?”, por meio da Lei Especial de Incentivo à Cultura. A entrada  gratuita e direcionada aos alunos de Quatá (SP), local onde a Zilor possui unidade industrial. As apresentações acontecerão no dia 15 de junho, no Anfiteatro Bibiana Simões Nucci.

O espetáculo “Quem são elas?” aborda a potência feminina no mundo, trazendo à cena mulheres com trajetórias notáveis dentro da história, como a pintora Frida Kahlo, a ativista pelos direitos humanos Malala Yousafzai, a astronauta Valentina Tereshkova, a escritora Carolina Maria de Jesus e muitos outros grandes nomes femininos.

“Quem são elas?” conta a história de Marta, uma menina sonhadora que adora jogar bola. Numa manhã chuvosa e entediante, ela é convidada para uma viagem pelo espaço-tempo conduzida por diferentes mulheres, passando por diversos lugares e épocas. Nessa aventurosa viagem, Marta descobre e entende muitas questões sobre a história dessas mulheres e sobre sua própria história.

A peça é escrita por Sofia Fransolin, com direção de Ana Carolina Salomão, figurinos de Priscila Soares, cenário de Luísa Colima, animação gráfica de Marina Faria e produção de Marina Branco. No elenco, as atrizes Amanda Anequini e Jéssica Magalhães interpretam oito personagens.

“A história é sobre um sonho. O sonho de uma menina que, como toda menina, está crescendo e se tornando uma mulher adulta. Nesse caminho, ela se encontra com outras importantes mulheres da história do mundo, e percebe que estas conseguiram transformar seus próprios sonhos em realidade”, disse a diretora Ana Carolina Salomão. “Escrito, interpretado e dirigido por mulheres, ‘Quem são elas?’ nos lembra que todas as pessoas podem ser e fazer o que quiserem e que sonhos são possíveis.”

Segundo o gerente de Pessoas & Organização da Zilor, Nabor Nogueira, temos como missão incentivar e ampliar a potência das mulheres, a solidariedade e a empatia entre gêneros como princípio para a conquista de maior equidade e diversidade. E nada melhor do que semear esses valores entre as crianças para que possamos colher o fruto dessas ações de conscientização no futuro.

“Esta é uma das ações dentro do Programa da Zilor + Diversidade & Inclusão que serão promovidas nas comunidades onde a Zilor possui operações. Precisamos construir juntos soluções para reduzir os índices de violência de meninas e mulheres na sociedade, a partir de iniciativas que despertam uma maior consciência sobre a possibilidade amplificada de escolha das mulheres na sociedade”, destaca.

A Zilor atua socialmente nas comunidades onde está presente e investe, principalmente, na educação de jovens, por meio do Programa Aprender Sempre ou do apoio às ações da comunidade.

Desde 2007, a Zilor utiliza recursos ofertados por leis de incentivo fiscal para beneficiar, especialmente, crianças e adolescentes com atividades que visam promover, por meio da educação, da cultura e do esporte, o desenvolvimento pessoal e social, para que sejam protagonistas de suas vidas.

Incentivo à leitura

Além das apresentações teatrais, o projeto contempla ações de incentivo à leitura, com distribuição gratuita de livros ilustrados que trazem a história de vinte e quatro personalidades femininas. Os livros serão distribuídos entre os espectadores da peça teatral, alunos de escolas públicas, centros culturais, instituições e bibliotecas da cidade de Quatá. Também será oferecido um jogo da memória com ilustrações e informações históricas sobre as personagens narradas no livro.

Esse projeto é realizado pela Mercúrio Cultural, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAc ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Zilor, além do apoio da Think Projetos e Secretaria de Cultura de Quatá.


Ver todas as notícias