Zilor lança Relatório Anual de Sustentabilidade 2023/2024, com avanços na agenda ESG e a maior moagem e receita líquida registradas na história da Companhia

29/11/2024
Zilor lança Relatório Anual de Sustentabilidade 2023/2024, com avanços na agenda ESG e a maior moagem e receita líquida registradas na história da Companhia

Documento reúne informações sobre os principais investimentos, projetos e compromissos em Sustentabilidade da Companhia

Lençóis Paulista, 29/11/2024- A Zilor, multinacional brasileira atuante nos setores sucroenergético e de biotecnologia, acaba de publicar o Relatório Anual de Sustentabilidade 2023/2024, que apresenta aos públicos de relacionamento os resultados da Safra, além dos progressos e desafios de compromissos e ambições da Companhia relacionados aos aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês).

A publicação, que chega à sua décima edição e segundo ciclo de reporte anual (mesma periodicidade do relato financeiro da Organização), traz informações relevantes sobre a atuação da Zilor, no período de 1º de abril de 2023 a 31 de março de 2024. Como nos ciclos passados, o documento parte dos tópicos ESG mais relevantes para definir seu escopo e conteúdo. Para isso, a Zilor se apoia na materialidade que apresenta 10 temas – oito corporativos e um específico para cada divisão de negócio (Agroindústria e Biotecnologia) – priorizados ao longo das páginas, que englobam temas como mudanças climáticas, relações trabalhistas, portfólio e gestão de fornecedores, conformidade, inovação e relacionamento com as comunidades.

A Safra 2023/2024 da Zilor fica marcada por números expressivos – a maior moagem e receita líquida registradas na história da Companhia –, resultado de melhorias operacionais, com a otimização de processos, o comprometimento dos colaboradores, o êxito na entrega de projetos de cogeração de energia e a disciplina financeira. Outro ponto de destaque é o desempenho acima da média dos canaviais brasileiros, que atingiu o máximo dos últimos 20 anos. A solidez expressa em números, como a receita líquida de R$ 3,49 bilhões e as 11,4 milhões de toneladas de moagem de cana-de-açúcar – um aumento de 8,3% em relação ao acumulado da safra anterior, permite à Zilor ter segurança para dar continuidade ao plano estratégico e buscar oportunidades de crescimento.

Outra alavanca de diversificação e crescimento dos negócios é a Biorigin, unidade de biotecnologia responsável por 17% da receita da Zilor na Safra. Houve importantes avanços operacionais, com a priorização da efetividade e gestão de custos, otimização de processos e melhor aproveitamento de materiais. A busca pela eficiência se mostrou também na decisão estratégica de encerrar a produção na planta Biorigin Estados Unidos, o que permite o direcionamento do foco para áreas com maior potencial de crescimento e rentabilidade. A Biorigin deve seguir crescendo no atendimento ao mercado nos segmentos de indústria alimentícia, alimentação para pets e nutrição e saúde animal.

Normas e Indicadores

O Relatório Anual de Sustentabilidade 2023/2024 da Zilor segue normas e diretrizes reconhecidas mundialmente, como as Normas 2021 da Global Reporting Initiative (GRI), a Norma Setorial GRI 13, os indicadores do Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e as recomendações da Força-Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas às Mudanças Climáticas (TCFD), com respeito aos indicadores aderentes à Zilor. O relatório destaca ainda as metas da Zilor para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, através do Programa Zilor + Sustentável 2030. Há um subcapítulo dedicado à Biorigin, unidade de biotecnologia, com dados específicos sobre seu desempenho e indicadores.

AGENDA ESG

A Zilor fortaleceu suas unidades de negócio em sinergia com a agenda ESG durante a safra 2023/2024. O Programa Zilor + Sustentável 2030 foi aperfeiçoado, e a adesão ao Pacto Global da ONU reforçou o compromisso da empresa com as diretrizes ESG. A Zilor obteve a Certificação ISCC CORSIA PLUS em duas de suas três usinas, qualificando-se para fornecer etanol para a produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF). A conquista da certificação ISO14001, para a unidade Barra Grande (Lençóis Paulista – SP) também foi um marco ambiental para a empresa. A Zilor desempenha um papel importante no projeto brasileiro de mobilidade para descarbonização da indústria automobilística, com a certificação no Programa RenovaBio.

A valorização das pessoas é central na agenda ESG da Zilor, com foco em diversidade, equidade e inclusão (DEI), em saúde e segurança dos colaboradores, e atenção especial à saúde mental através do Programa Vida em Foco – Saúde Mental. A empresa mantém forte engajamento social, participando ativamente nas comunidades onde atua e promovendo projetos de impacto. Na frente ambiental, houve avanços em projetos de reutilização de água e prevenção de incêndios. Em governança, foi aprovado um projeto que atrela a remuneração variável dos executivos ao cumprimento de metas ESG e aprimorado o canal de ética.

Aquisição e Parceria Estratégica

Nessa trajetória, ressaltamos o anúncio de dois fatos relevantes para os negócios da Zilor, ocorridos em outubro de 2024. Em 04 de outubro de 2024, a Zilor anunciou a aquisição da participação majoritária da Biorigin pela Lesaffre. A cooperação melhorará os processos de produção, logística e serviços em benefício de uma base global de clientes. Como resultado do acordo*, Lesaffre se torna acionista controladora da Biorigin, com 70% de seu capital social total, enquanto a Zilor permanece sendo acionista com 30%.

No dia 17 de outubro de 2024, a Zilor anunciou a aquisição de 100% das ações da Salto Botelho Agroenergia S.A. A transação* faz parte da estratégia de crescimento da Zilor, a partir de novos investimentos para a expansão do negócio. Com a conclusão da operação, a Companhia passará a contar com quatro unidades agroindustriais no estado de São Paulo e capacidade de moagem de 13,8 milhões de toneladas, resultando no aumento de 15% da sua capacidade atual.

Segundo o Diretor Presidente da Zilor, Fabiano Zillo, toda essa movimentação confirma a solidez de nosso negócio, assim como o compromisso por meio de energias sustentáveis e ingredientes de alta qualidade, para promover o bem-estar de pessoas em todo o mundo, bem como contribuir para a preservação da biodiversidade e desenvolvimento das comunidades onde atuamos.

“A safra 2023/2024 foi a melhor da nossa trajetória até aqui. A conquista se deve aos resultados operacionais históricos, estabelecendo 39 recordes de eficiência e produtividade, ao sucesso na entrega de projetos e à nossa forte disciplina financeira. Sabemos que as lições aprendidas ao longo dos anos são fundamentais para continuarmos evoluindo e consolidando nossa cultura de excelência e resultados”, destaca.

A Zilor se mantém alinhada à estratégia corporativa de gerar valor para todos os stakeholders e avançar em sua missão de crescer com sustentabilidade.

“Entendemos a responsabilidade da Zilor na cadeia de valor e continuaremos a trabalhar com dedicação para imaginar, desenvolver e disponibilizar soluções inteligentes a partir da cana-de-açúcar e alcançar nossos objetivos, na busca por oportunidades de crescimento. A cada um dos nossos clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas e comunidades, deixamos um especial agradecimento pela jornada de desafios e recordes conquistados na Safra 77”, complementa Zillo.

Para acessar o relatório 2023/2024 da Zilor, clique aqui e veja mais detalhes sobre o desempenho ambiental, social e econômico, assim como as iniciativas desenvolvidas na busca da eficiência das operações e do compromisso com colaboradores e comunidades vizinhas da Companhia.

 

*O acordo está sujeito ao cumprimento das condições habituais para tais transações, dentre elas a aprovação de credores e outras aprovações legais e regulatórias.

 

 


Ver todas as notícias