Zilor patrocina Projeto ‘Era uma vez…Brasil’ que levará 18 alunos da região de Quatá para intercâmbio cultural em Portugal
21/08/2024
18 estudantes da 8ª série das escolas públicas das cidades de Quatá, João Ramalho e Rancharia, região onde a Zilor possui unidades industriais, irão mergulhar na história da colonização do Brasil e trocar experiências com alunos europeus
Lençóis Paulista, 21/08/2024 – A Zilor patrocina pela primeira vez na região de Quatá o projeto “Era Uma Vez… Brasil”, que vai levar 18 estudantes e dois professores das redes públicas de ensino de Quatá, João Ramalho e Rancharia para um intercâmbio cultural de 10 dias na cidade de Lisboa, em Portugal. O projeto, realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com a parceria da Diretoria Estadual de Ensino de Tupã.
A emoção tomou conta da cerimônia de anúncio dos nomes dos 18 estudantes realizada no último dia 21 de agosto no Anfiteatro Municipal Profa. Bibiana Nucci, na cidade de Quatá (SP), junto dos alunos e familiares que somaram mais de 200 pessoas. O grupo de 18 alunos foi selecionado entre 100 estudantes de diversas cidades do Brasil que participaram de diversas atividades que tiveram como objetivo proporcionar uma reflexão sobre a formação do povo brasileiro.
O intercâmbio cultural, que integra o projeto ‘Era Uma Vez… Brasil’, será realizado em novembro, para refazer, em Portugal, os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil, em 1808. A viagem contará com visitas em pontos históricos, escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde os alunos terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil.
“A vivência de estar em outro país, para a grande maioria deles é a primeira vez, e conhecer um lado das suas origens, aprendendo sobre outra cultura, percorrendo caminhos que só viram nos livros e trocando conhecimento com outros jovens, é uma experiência muito marcante para os estudantes”, destaca Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.
Em terras portuguesas, os alunos brasileiros irão apresentar os produtos feitos durante as etapas do projeto. São 25 curtas-metragens e o livro de histórias em quadrinhos (HQs) “Mais que o Ipiranga, as independências de outros Brasis”, que reúne 100 histórias escritas e ilustradas pelos estudantes participantes.
A coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Zilor, Ana Rita Camargo Cocito, destacou a relevância do projeto e o papel crucial da educação na formação e protagonismo dos estudantes. “Acreditamos no poder transformador do ensino como um dos pilares de transformação social, e apoiar esta iniciativa só reforça nossos Valores, como: Aprender Sempre, Responsabilidade Social e Valorização das Pessoas.”
As ações educativas promovidas pelo projeto oferecem aos alunos uma visão ampliada e diversificada da história do Brasil, enriquecendo o repertório e conhecimento sobre o passado, e trazendo a força das vivências desses jovens nas histórias contadas no presente. O projeto humaniza o ensino, aproxima alunos e docentes, e fortalece as relações de aprendizagem com uma abordagem inclusiva, diversa e transformadora.
“Em 2025, a Zilor pretende expandir as oportunidades, permitindo que um número maior de estudantes das comunidades onde atuamos participe desta enriquecedora experiência de arte-educação. Nosso objetivo é conectar os alunos a uma dimensão transformadora de aprendizado”, destaca Ana Rita.
Sobre o Projeto
O Projeto ‘Era uma vez… Brasil’ é uma iniciativa de arte-educação voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino. Realizado em quatro etapas, conta com atividades educativas, artísticas e culturais que exaltam a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil. E busca valorizar a perspectiva dos povos indígenas e africanos trabalhando conceitos fundamentais, como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo e ecossocialismo.
1ª Etapa FATOS HISTÓRICOS
1) Qualificação dos Professores/Provocação dos Estudantes:
Qualificação dos professores de História do oitavo ano fundamental da rede pública de ensino. Nessa etapa, são realizados seis encontros presenciais com os professores, trazendo novas abordagens possíveis para o estudo e ensino-aprendizagem da História. Durante esse percurso, os estudantes produzem Histórias em Quadrinhos dentro do recorte temático proposto, sob orientação de seus professores.
2ª Etapa CAMPUS
2) Campus de Arte-Educação:
No período de férias escolares, cerca de 100 estudantes do oitavo ano da rede pública passam por uma imersão cultural em diferentes linguagens artísticas, participando de oficinas de Interpretação, Roteiro, Som e Fotografia, além de Vivências Indígenas e Afro-brasileiras.
3ª Etapa INTERCAMBIO
3) Intercâmbio Cultural
Estudantes participam de um intercâmbio de 10 dias em Portugal, para conhecer tudo o que liga a história dos dois países e trocar conhecimentos com estudantes portugueses, além de compartilhar os produtos culturais construídos ao longo do ano.
4) Etapa COMUNIDADE
Momento de utilizar todo o conhecimento construído durante o Projeto para pensar em propostas que impactem a vida das pessoas de cada comunidade.
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