Zilor promove encontro entre Parceiros Agrícolas

03/06/2020
Zilor promove encontro entre Parceiros Agrícolas

 

Zilor promove encontro entre Parceiros Agrícolas

Primeira edição do workshop Transformando Ações em Resultados teve como objetivo compartilhar experiências e boas práticas de produtividade da cana-de-açúcar

 

Lençóis Paulista, 06/03/2020 – A Zilor Energia e Alimentos (SP), multinacional do setor sucroenergético que produz energia e alimentos de forma sustentável a partir da cana-de-açúcar, promoveu a 1ª edição do evento Transformando Ações em Resultados,  que teve como objetivo criar um fórum de compartilhamento de experiências e boas práticas de produtividade para Parceiros Agrícolas. Realizado em fevereiro, o evento contou com a presença de 40 profissionais do setor no Centro de Convenções da empresa, em Macatuba (SP)

Marcaram presença nomes reconhecidos no setor Agroindustrial, como o diretor do Centro de Cana do Instituto Agrônomo de Campinas – IAC, Dr. Marcos Guimarães de Andrade Landell e o pesquisador Dr. Maximiliano Scarpari que trouxeram para o debate os temas: “Cana de Três Dígitos” e “A influência do clima na Produtividade de Cana-de-Açúcar”.

O Transformando Ações em Resultados será incorporado ao calendário de eventos da Zilor e terá três edições por ano. “Nossa ideia é abrir espaço para que os nossos parceiros agrícolas compartilhem seus cases de sucesso”, afirma o diretor Agroindustrial da Zilor, Luiz Gustavo Scartezini Rodrigues. “O encontro é uma ótima oportunidade para a promoção de novas atitudes e a troca de experiências. Estamos aplicando o conhecimento no cotidiano do parceiro e trazendo para discussão as melhores práticas de produção voltadas para o ganho de produtividade”, completa.

Pedro Lopes, parceiro agrícola da Zilor da empresa Ouro Branco, ressaltou que a melhor experiência é sempre o compartilhamento do aprendizado para ter a oportunidade de aprimorar o trabalho. “Com essa iniciativa, tivemos a possibilidade de uma maior interação entre parceiros e Zilor, para chegar no mesmo ponto: a produtividade de excelência”, destaca.

 

Parceiros

A Zilor foi pioneira na adoção do modelo de Parcerias Agrícolas que consiste na cessão de posse das propriedades rurais da Zilor para parceiros, que fazem o cultivo da cana-de-açúcar, nas regiões de Lençóis Paulista e Macatuba. A empresa se compromete a comprar toda a produção, a preço de mercado e em contratos de longo prazo.

Os parceiros, por sua vez, devem produzir de acordo com o Compromisso de Conduta e Desempenho assinado com a Zilor. Entre as medidas, está o uso de subprodutos do processo industrial, como a vinhaça (rica em potássio) e a torta de filtro (rica em fósforo) para a adubação da lavoura. A prática permite a reciclagem de nutrientes nas áreas de cultivo, com a devolução ao solo, de forma natural, de parte dos elementos extraídos pela cana no seu crescimento.

No programa, a Zilor faz visitas contínuas aos produtores de cana-de-açúcar para avaliar a conformidade de suas operações e o alinhamento às diretrizes de Sustentabilidade da empresa, por meio de observações e entrevistas com os funcionários.

O programa de Parceria Agrícola foi iniciado em 1999 e consolidado em 2003. Atualmente, as unidades Barra Grande e São José são abastecidas de cana-de-açúcar por esses parceiros. A produção, totalmente focada na transformação sustentável da cana, é cultivada em uma área de aproximadamente 142 mil hectares, somando a área da Zilor e de Parceria Agrícola. As áreas agrícolas que abastecem a unidade Quatá são gerenciadas pela própria Zilor.

 

Sobre a Zilor

Fundada em 1946, a Zilor Energia e Alimentos é uma indústria brasileira com atuação global que traz em seu DNA a constante busca por Inovação, Produtividade e Sustentabilidade. Com três unidades agroindustriais localizadas no estado de São Paulo (Lençóis Paulista, Macatuba e Quatá), colheita 100% mecanizada e aproximadamente 3,5 mil colaboradores, a companhia se destaca por apresentar um portfólio diversificado que a consolidou como um importante player do país a produzir etanol, açúcar e energia, de forma sustentável, a partir da cana-de-açúcar.

A diversificação como estratégia da companhia projetou a Zilor para o cenário mundial. A Biorigin, unidade de negócio da Zilor fundada em 2003, espe­cializada em processos biotecnológicos a partir de ingredientes 100% naturais, atende aos mercados de alimentação humana, nutrição animal, fermentação industrial e enológico. Com unidades no Brasil, Estados Unidos e Bélgica, atua em mais de 60 países. Cerca de 90% de sua produção é exporta­da, atendendo principalmente os mercados norte-americano e europeu.

 

Contatos para a imprensa – InPress Porter Novelli

Juliana Portugal: juliana.portugal@inpresspni.com.br / (11) 3323-1636

Rodrigo Garcia: rodrigo.garcia@inpresspni.com.br / (11) 98999-0087


View all news