Zilor traz projeto sobre economia criativa para Quatá e Macatuba

03/22/2023
Zilor traz projeto sobre economia criativa para Quatá e Macatuba

Projeto Curto Circuito tem a proposta de ampliar o conhecimento dos jovens de 15 a 25 anos sobre inovação e criatividade, para buscar novas possibilidades de atuação no mercado de trabalho

 

Você já ouviu falar em economia criativa? Já ouviu, mas não sabe direito o que é? Então chegou a hora de descobrir como entrar neste mercado de trabalho que tem a criatividade como uma de suas habilidades mais fortes.

É isso mesmo! Sabe aquela ideia que parece descolada ou mesmo revolucionária? Algo que você vê todo dia, mas que teve um despertar para fazer diferente? Isso pode se transformar em um negócio, mas é preciso acreditar e buscar informações!

Com patrocínio da Zilor Energia e Alimentos, via leis de incentivo fiscal, o Projeto Curto Circuito chega a Quatá (22/03) e Macatuba (23/03) para apresentar as possibilidades e as oportunidades da economia criativa para jovens com idade entre 15 e 25 anos, fase de entrada no mercado de trabalho.

Em um formato de bate-papo e workshops sobre Produção Cultural e Economia Criativa, o projeto vai criar um diálogo entre os jovens e profissionais da área, inclusive da região.

Mediadores do bate-papo e organizadores do Projeto Curto Circuito, os publicitários Thais Polimeni e Leonardo Cássio falam de economia criativa de maneira simples e com exemplos de pessoas bem sucedidas no mercado de trabalho.

“O projeto Curto Circuito deixa a Economia Criativa mais palpável para os jovens. Ter contato direto com quem trabalha na área gera um interesse maior pelas profissões, aumentando as possibilidades de termos equipes cada vez mais capacitada e habilidades para soluções inovadoras”, explicam os publicitários que desde 2019 atuam com um canal de entrevistas com profissionais da Economia Criativa que gerou a série de bate-papo Curto Circuito.

Em Quatá, o Projeto Curto Circuito foi apresentado no dia 22 de março, em duas sessões, às 16h e às 19h, aos alunos da Escola Professor Francisco Balduino de Souza Chiquinho. O encontro contou com 2 mediadores e 4 profissionais da região que atuam com economia criativa. No bate-papo das 16h, os convidados foram André Silva e Emerson Grotti.

André Silva, de 24 anos, é comunicador, ator e humorista que realiza o stand up “Com Carinho, Internet”, que traz situações engraçadas do cotidiano das redes sociais e da comunicação humana.

Emerson Grotti é ator de teatro, cinema, séries e comerciais. Destaque para a peça “Ponto de Partida”, de Gianfrancesco Guarnieri e direção de Bernardo Berro (2018). Também atuou no curta-metragem “Despovoados”, de Guilherme Xavier, e na série “171 – Negócio de Família”, com direção de Roberto D’Ávila (Universal Channel).

No bate-papo da noite, às 19h, os convidados foram Melina Serrano e Nelson Silva.

Melina Serrano é diretora, coordenadora artística e professora formada pela Royal Academy of Dance. Ela é proprietária da Escola Arte e Dança e tem mais de 14 espetáculos autorais.

Nelson Silva, que atua como gestor cultural do Ponto de Cultura de Paraguaçu Paulista, é músico, ator, escritor, diretor e dramaturgo.

Em Macatuba, o bate-papo sobre economia criativa aconteceu no dia 23 de março, em sessão única, às 13h30, no Teatro Municipal “Renata Lycia dos Santos Ludovico”.

Participaram do encontro os alunos dos 9º anos e ensino médio das escolas estaduais “Dr. Osmar Francisco da Conceição” e “Profª Fanny Altafin Maciel”. Além dos 2 mediadores, Ivo Nascimento e Cido Silva para o bate-papo.

Ivo Nascimento é ator, diretor, figurinista e dramaturgo. Ele é integrante e cofundador do coletivo de teatro Mythus. Ivo também atuou por 12 anos como professor de teatro no Centro Cultural de Macatuba e, em 2013, exerceu a função pública de Coordenador da Cultura do Município.

Ator e diretor, Cido Silva também é integrante e cofundador do coletivo de teatro Mythus e atuou em vários espetáculos, dentre eles, “Os Olhos de Madame”, “Andantes” e “O Porão”.

No primeiro semestre de 2023, o projeto Curto Circuito passará por 11 cidades brasileiras, realizando bate-papos e workshops sobre Produção Cultural e Economia Criativa com profissionais da área, iniciando por Quatá e Macatuba.

O compromisso da Zilor com o desenvolvimento e a transformação social das comunidades onde atua busca garantir que as ações e projetos que apoiamos possuam os mais elevados padrões de ética, integridade e transparência e que contribuam com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU para 2030, alinhado às diretrizes ESG da Companhia.

Esta iniciativa está relacionada ao ODS 4 (educação de qualidade), 8 (trabalho decente e crescimento econômico), 10 (redução das desigualdades), 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 17 parcerias e meios de implementação).

Segundo Carlos Lienstadt, Diretor de Pessoas & Organização da Zilor, o fomento à educação juntamente com economia criativa abrem oportunidades de crescimento de longo prazo para toda a comunidade e é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento socioeconômico da sociedade.

“É fundamental o apoio a projetos como este que incentivam o desenvolvimento social através de novos negócios colaborativos e criativos, pois são esses modelos que movimentam a economia. Trabalho , Inovação e criatividade, juntas, são o futuro da sociedade, por isso, para a Zilor, apoiar o Projeto Curto Circuito é mais um passo para a promoção da educação e do empresariamento social nas comunidades onde atua”, ressalta, Carlos.

Todos os bate-papos terão intérprete de Libras, serão gravados e ficarão disponíveis no site Profissões da Economia Criativa, Youtube e Spotify.

 

O link do site é: https://profissoeseconomiacriativa.com.br/

No Youtube o link é: youtube.com/utopia2222

No Spotify – Podcast Profissões Economia Criativa – no link: https://open.spotify.com/show/72cMOF5g2jHOYcHulfbqee.

 

Promoção do Desenvolvimento Socioeconômico

A Zilor atua há 76 anos promovendo o desenvolvimento socioeconômico das comunidades de Lençóis Paulista, Macatuba e Quatá, cidades localizadas no estado de São Paulo, onde a Companhia possui unidades produtivas. A parceria e a proximidade com as comunidades é um dos pilares da longevidade e sustentabilidade do modelo de negócio da Zilor.

Conforme as diretrizes da Política de Investimento Social Privado (ISP), os investimentos sociais apoiam projetos que fortaleçam a educação, a cultura e o esporte, por meio de recursos próprios e incentivados que visam contribuir para a estruturação de iniciativas que priorizem uma transformação local com resultados sustentáveis de longo prazo e que promovam melhoria de oportunidades e de qualidade de vida.

Desde 2007, a Zilor utiliza recursos via leis de incentivo fiscal para beneficiar especialmente crianças e adolescentes com atividades que visam promover, por meio da educação, da cultura e do esporte, o desenvolvimento pessoal e social, para que sejam protagonistas de suas vidas.

 

Economia criativa está presente em várias áreas

Criatividade, este é o principal fator da economia criativa e é por isso que os jovens encontram muitas oportunidades de empregos relacionadas às suas habilidades, até mesmo antes de uma formação tradicional.

As iniciativas de economia criativa estão presentes em quase todas as áreas como: consumo, moda, publicidade, audiovisual, cultura, tecnologia, entre outras.

Dados da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) mostram que a economia criativa foi responsável por cerca de 2,61% do PIB do Brasil no ano de 2017. Isso representa uma movimentação de R$ 171,5 milhões.

Para se ter uma ideia da força deste segmento, no mesmo ano de 2017 o setor automotivo movimentou cerca de 2,2% do PIB nacional.

 

Saiba mais sobre a websérie Profissões da Economia Criativa

Desde 2016, os publicitários Thais Polimeni e Leonardo Cássio mantêm canais de entrevistas com profissionais de Economia Criativa, área de atuação e pesquisa da dupla.

Com foco nos jovens em fase de vestibular, os vídeos da websérie Profissões da Economia Criativa trazem uma série de entrevistas com profissionais da área.

Nas 8 temporadas, o público pode conferir entrevistas interessantes com profissionais diversos como Carlos Humberto, CEO da “Diáspora.Black”, popularmente conhecida como “o Airbnb para a população negra”, um marketplace de reserva de hospedagem, pacotes de viagem e treinamentos especializados na cultura negra. Link para o bate-papo: https://youtube.com/live/6uxLktX2uIE.

Ou com a nutricionista Denise Camargo, uma das fundadoras da primeira padaria vegana da cidade de São Paulo, a Padoca Vegan. https://youtube.com/live/R_VWlps_e7A?feature=share.

A entrevista com Michelly X, estilista de diversos artistas, como Xuxa, Anitta e Sabrina Sato está disponível no link: https://youtube.com/watch?v=rM1GnuBtGUc&si=EnSIkaIECMiOmarE.

 

 


View all news