Governança Corporativa

Reestruturação Societária

A reorganização implementada em 2018, buscou a simplificação da estrutura societária, vantajoso aos nossos acionistas e às sociedades envolvidas de ordem administrativa, financeira e econômica pois possibilitou uma redução de gastos anuais em torno de R$ 60 milhões.

A reorganização patrimonial favoreceu o progresso da companhia referente à otimização de recursos, ao aumento da competitividade e à contribuição para a perenidade das operações.

O projeto compreendeu um estudo detalhado  em relação aos aspectos de cunho legal, contábil, tributário e operacional.

Aprovado pelo Conselho de Administração, o projeto contou com duas grandes operações que foram legalmente efetivadas em dezembro de 2018:

(i) incorporação da Usina Barra Grande e da Açucareira Zillo Lorenzetti, pela Açucareira Quatá;.

(ii) transferência dos estabelecimentos que compreendiam as atividades da Companhia Agrícola Quatá para a Açucareira Quatá., transformando-a numa agroindústria.

A reestruturação condicionou um novo modelo operacional vertical, onde a Açucareira Quatá tornou-se a entidade produtora de açúcar, etanol e energia, além de coordenar a Biorigin. A Companhia Agrícola Quatá estabeleceu a exploração passiva de terras, mediante cessão de utilização para a Açucareira Quatá, através do contrato de Parceria Agrícola. A Companhia Agrícola Quatá passou a ser remunerada por meio da partilha da produção de cana-de-açúcar, o que torna sua operação mais simples e menos onerosa.

Controles Internos e Gestão de Riscos

A Açucareira Quatá, no exercício de sua gestão, adota procedimentos, relatórios e ações em conformidade com os padrões de Governança Corporativa existentes no mercado; dentre esses, destacamos:

  • Políticas de Gestão e de Negócios com foco nos processos e gestão de riscos;
  • Elaboração de Orçamento Plurianual;
  • Robusta gestão do fluxo de caixa;
  • Acompanhamento mensal do orçamento Previsto x Realizado, inclusive com vinculação em sistema de verbas, centros de custos e contas contábeis;
  • Auditoria Interna e Externa;
  • Relatórios Gerenciais voltado para munir gestão e acionistas de informações relevantes para a companhia e fonte de dados para tomada de decisão;
  • Gestão das obrigações fiscais com manutenção tempestiva do cumprimento das obrigações acessórias, incluindo tributos administrados pela União Federal, Estados, Municípios e Previdência Social.