Zilor produz álcool 70% para doar às comunidades vizinhas
26/03/2020
Zilor inicia produção de álcool 70% para doar às comunidades vizinhas
Ação tem como objetivo auxiliar municípios que estão com falta do produto necessário para a prevenção do coronavírus
A Zilor Energia e Alimentos (SP), multinacional do setor sucroenergético que produz energia e alimentos de forma sustentável a partir da cana-de-açúcar, começou nesta semana a produção de álcool 70%. A ação tem como objetivo a doação para atender as cidades vizinhas das unidades industriais da empresa que, neste momento, com a pandemia do coronavírus (Covid-19), enfrentam a falta do produto que auxilia na higiene e prevenção.
A expectativa é que a produção atinja de 800 litros a 1 mil litros por dia, que serão doados, neste primeiro momento, às Secretarias de Saúde dos municípios de Lençóis Paulista, Macatuba, Areiópolis, Borebi, Agudos, Pederneiras e Bauru.
Reconhecida pelo Governo Federal como serviço essencial à sociedade, com a produção de energia elétrica, etanol e alimentos, de acordo com o decreto publicado no último dia 22/03/2020, a companhia segue empenhada em garantir o abastecimento e o atendimento à demanda da população por energia limpa e alimentos.
“Nossas equipes estão dedicadas à manutenção dessas atividades essenciais, ressaltamos que estamos cuidando da saúde dos nossos colaboradores com ações e medidas de proteção e cuidado, seguindo os protocolos de saúde”, afirma o presidente da Zilor Energia e Alimentos, Fabiano Zillo. “Faz parte do nosso trabalho participar da ação nacional de união e apoio às comunidades, com a doação de álcool 70% para possibilitar maior proteção dos hospitais, profissionais de saúde e a higienização dos pontos de atendimento contra o COVID-19”, destaca Fabiano.
Na quarta-feira, 25 de março, a Zilor realizou a primeira entrega para a cidade de Pederneiras, que já sofre com a falta de álcool 70%. As próximas comunidades atendidas devem ser Areiópolis, Lençóis Paulista e Macatuba. A previsão é que a doação alcance 4 mil litros nesta primeira etapa e atenda unidades de saúde, prontos-socorros, hospitais e asilos.
O volume de álcool 70% foi produzido especificamente para essa finalidade, já que a Zilor é uma empresa associada à Copersucar, cooperativa global responsável por toda a comercialização do etanol e açúcar produzidos pela companhia, e não fabrica esse tipo de produto em escala como atividade em sua operação.
A iniciativa conta ainda com a cooperação de empresas da região, como a Embaplastik, de Perdeneiras, que foi responsável pela doação de embalagens para o acondicionamento do produto para distribuição.
O setor agroindustrial, com as usinas produtoras de açúcar, etanol e energia estão trabalhando para ajudar o Brasil a superar essa fase. Além disso, companhias ligadas à UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), que estão unidas na causa do combate ao coronavírus, adotaram a hashtag #ÉPorTodos numa campanha de mobilização nacional em seus canais nas redes sociais.
A Zilor acredita em seu papel social, valoriza e busca fortalecer a parceria entre poder privado e comunidade. “Nesses 74 anos de atuação construímos uma forte relação de compromisso com as nossas comunidades. Nossa missão também é apoiar essas comunidades que estão há todos esses anos nos ajudando a construir e fortalecer nossos negócios com iniciativas que contribuam para o promover o bem-estar das pessoas, com ações significativas na sociedade”, completa Fabiano.
Ações internas
Desde o início da disseminação do coronavírus no País a Zilor está focada no bem-estar e saúde de seus colaboradores. A comunicação interna foi intensificada por meio de informes sobre os protocolos de saúde para orientação dos colaboradores, com recomendação para o isolamento doméstico e acompanhamento médico aos grupos de risco identificados.
A multinacional passou a recomendar que o colaborador que esteja se sentindo doente comunique sua liderança e que procure o atendimento médico da empresa para orientações. Os colaboradores também podem contar com uma linha direta de atendimento e uma equipe de saúde para apoiá-los com dúvidas ou orientações em caso de suspeita da doença.
A empresa adotou o regime de home office para posições administrativas, com estímulo à utilização de ferramentas eletrônicas de comunicação. As viagens nacionais, internacionais e o deslocamento de prestadores de serviços ou consultores foram suspensas.
Dentre outras ações para garantir a prevenção nas unidades, a Zilor intensificou os serviços de limpeza e, também, nos transportes de uso coletivo e restaurantes para que ocorram em intervalos mais frequentes e com maior atenção à desinfecção de todas as superfícies.
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