Zilor migra SAP 100% para nuvem Microsoft

31/05/2021
Zilor migra SAP 100% para nuvem Microsoft

Com 75 anos de atuação no setor agroindustrial, a Zilor Energia e Alimentos nunca teve medo de inovar. Hoje, a multinacional brasileira atua em mais de 60 países, conta com mais de 3,5 mil colaboradores e destaca-se por apresentar um portfólio diversificado, produzindo açúcar, etanol, energia elétrica e ingredientes naturais para a alimentação humana e nutrição animal, a partir da cana-de-açúcar.

Com colheita 100% mecanizada, a Zilor decidiu que era a hora de dar o próximo passo. Fazer a migração para a nuvem era uma condição a fim de garantir a modernização dos seus sistemas, bem como para alcançar maior escalabilidade, flexibilidade e segurança dos seus ambientes. Foi assim que, em 2020, começou a analisar o mercado e conheceu a SOU.cloud.

A empresa brasileira é especializada em serviços de nuvem Microsoft, recebeu recentemente o status de Azure MSP Expert, e procura personalizar os projetos de acordo com as necessidades de cada negócio. “Eu senti que a SOU.cloud e a Microsoft realmente queriam a Zilor como cliente. Eles estavam junto com a gente em todo o processo, com um time de profissionais competentes para tirar dúvidas e ajudar a desenhar o projeto”, revela o IT Coordinator da Zilor, Fernando Silva.

Hoje, o SAP da Zilor está 100% rodando em nuvem Microsoft. Os ambientes de desenvolvimento, qualidade ou produção continuam segregados, da mesma forma como eram nos servidores locais. A medida é uma recomendação da SAP e da Microsoft para gerenciar e reduzir riscos internos no uso do sistema. Garantir a segurança é de extrema importância, pois todo o backoffice da Zilor está no SAP. Isso abrange setor financeiro, de controladoria, gestão de manutenção agrícola e industrial, planejamento de produção, logística, entre outros.

Em tempos de pandemia da Covid-19, o projeto teve de ser realizado de forma totalmente remota, desde o planejamento até a implantação. “Fizemos tudo sem uma única reunião presencial, tanto com o time da SOU.cloud quanto com o pessoal da Microsoft. Mesmo remotamente, tivemos todo o apoio necessário, inclusive no dimensionamento das boas práticas do SAP em Azure. Assim, mitigamos qualquer problema que pudesse surgir”, relata Silva.

Rodrigo Castro, CTO da SOU.cloud que atuou no comitê executivo do projeto, também frisa o trabalho remoto em conjunto. “É mais que uma parceria, tivemos uma sinergia muito grande. Isso garantiu o sucesso do trabalho, mostrando que é possível fazer a migração de um projeto de alta complexidade em tempo de produção de uma empresa do porte da Zilor para a nuvem remotamente. Foram mais de 20 pessoas envolvidas durante seis meses”, conta orgulhoso.

Segundo o IT Coordinator da Zilor, o projeto está finalizado e estável, o que permite planejar os próximos passos de modernização tecnológica. “Entendemos que os próximos passos do ERP e outros sistemas podem ser planejados de forma mais tranquila a partir de agora permitindo ganhos como segurança, escalabilidade e flexibilidade”, explica.

Na nuvem, a Zilor encontrou oportunidades para aproveitar ao máximo as novas ferramentas. A Cloud Sales Specialist da Microsoft Ana Luiza Gama, que participou da transição da empresa, destaca as possibilidades de integração com a plataforma Azure: “Normalmente, o ERP é a ferramenta principal, mas as empresas também têm softwares satélites para atender requisitos específicos. Nessa linha, muitos clientes têm trabalhado com automação de fluxos de negócio via Power Automate, que é voltado para usuários finais, ou com o Azure Logic Apps, cuja diferença principal é o perfil do usuário: ambos são low code/no code, mas o primeiro é voltado para o usuário final criar fluxos de negócio, enquanto o segundo é voltado para o usuário de TI criar fluxos entre sistemas, sejam eles dentro ou fora da nuvem”.

Ela explica ainda que todo o processo é fundamental para a obtenção de dados estratégicos para as empresas: “A partir da migração para a nuvem, é possível juntar a massa de dados para gerar uma informação valiosa, para trazer insights para o negócio. Ou seja, reuni-los em um data lake e estruturá-los em um data warehouse, por exemplo, para realmente obter informações que vão agregar valor ao negócio e lançar mão de uma camada de visualização de dados mais amigável com um Power BI, por exemplo”.

Em outras palavras, enquanto um ERP local disponibiliza dados e recursos fisicamente, um ERP em nuvem permite fazer tudo de forma integrada em regiões e com serviços inéditos diversos, e ainda garante o acesso de forma ágil e segura. “O céu é o limite para a nuvem. Tudo fica mais flexível, tanto quanto ao básico de infraestrutura, quanto para estabelecer BI para extração de informação. Isso além de uma série de outras coisas que não fazemos ainda, mas que vamos ter a possibilidade de fazer”, pondera Silva.

O CEO da SOU.cloud, Fábio Junges, também está animado com o futuro da parceria com a Zilor: “O propósito da SOU.cloud é ajudar empresas a buscar a sua melhor versão na nuvem. Queremos que o cliente tenha a melhor experiência possível e consiga explorar tudo que a nuvem tem a oferecer. Este é um exemplo de projeto robusto, bem conduzido. Temos muito orgulho de histórias assim”.

A entrega foi realizada pela SOU.cloud junto à ROADMAP IT, uma parceria estabelecida para serviços de infraestrutura em cloud e SAP Basis em conjunto. O resultado é um projeto mais consistente, seguro e flexível, reduzindo a complexidade e deixando o cliente mais confortável com a migração do SAP para Azure.

O CEO da ROADMAP IT, Leonardo Amaral, salienta: “Desde o início da nossa jornada junto à SOU.cloud, trouxemos a nossa ampla experiência do mundo SAP on premise para ambientes cloud. Somente na Zilor, foram migradas 23 instâncias SAP de nove produtos diferentes, totalizando 15TB de dados, que, logo após a migração, passaram a rodar perfeitamente em Azure”.


Ver todas as notícias