Zilor fecha parceria com Instituto Alicerce para estudantes de Quatá

08/01/2022
Zilor fecha parceria com Instituto Alicerce para estudantes de Quatá

A ação desperta no jovem estudante a alegria de aprender, inspirando a autonomia e o pensamento crítico por meio de trilhas de conhecimento

 

95% dos brasileiros precisam melhorar a sua qualidade educacional. E se pudéssemos levar educação de qualidade e acessível aos jovens das nossas comunidades? Diante desse cenário, a Zilor Energia e Alimentos, em parceria com o Instituto Alicerce, deu início ao Projeto Alicerce Educação de complementação escolar, atendendo 20 estudantes com idade entre 14 e 16 anos, do 9º ano da Escola Professor Francisco Balduíno de Souza – carinhosamente conhecida como escola “Chiquinho”, durante o contraturno escolar, no município de Quatá, interior de São Paulo.

Iniciado em agosto, a iniciativa busca reparar as defasagens educacionais ocasionadas pela pandemia de covid-19 e oferece um ensino personalizado, estimulando o desenvolvimento de cada aluno, para que seja protagonista de seu processo de aprendizagem, através de trilhas de conhecimento e atividades recreativas, alinhadas à BNCC – Base Nacional Comum Curricular, documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais de acordo com cada ano escolar.

“A defasagem escolar é entendida como a distância entre o que o estudante sabe e o que ele deveria saber em seu ano/série atual. É um dos problemas que costumam levar a casos de evasão escolar e uma barreira para que o professor consiga cumprir o currículo escolar do ano letivo”, explica a professora Especialista do Currículo PEC e Diretora de Ensino em Tupã, Katia Gisele Domingues Marandola.

 

Pilares ESG

A principal proposta da Zilor no desenvolvimento do projeto é o investimento Social nas comunidades e faz parte dos valores da Companhia desde o início das atividades da empresa seguindo as premissas ESG – sigla em inglês que significa ‘environmental, social and governance’, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança relacionadas às suas atividades e negócios. A iniciativa também está ligada às premissas dos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), atendendo a três dos 17 ODS, sendo eles: Educação de Qualidade (ODS 4), Redução das Desigualdades (ODS 10) e Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11).

Através do conceito “Impacte a sociedade através da Educação”, o Projeto Alicerce Educação busca não somente oferecer excelência em educação, mas também um sentido de impacto social positivo na vida dos jovens e das comunidades.

 

O Projeto Alicerce Educação

Por meio da neurociência, a partir de metodologia ágil para um ensino centrado no aluno, o Projeto Alicerce Educação desperta no jovem estudante a alegria de aprender, inspirando a autonomia e o pensamento crítico a partir de conteúdos de português, matemática e inglês, aulas de atualidades e conteúdos interdisciplinares (“Descoberta”), competências socioemocionais (“Habilidades para a Vida”) e encaminhamento vocacional.

Com objetivo de impactar a sociedade através da educação, o trabalho está sendo desenvolvido em torno desses três pilares de conhecimento que guiam a jornada dos estudantes:

  1. Primeiro Pilar: Trilhas do conhecimento, que ensinam escrita, leitura, matemática e inglês;
  2. Segundo Pilar: Habilidades para a vida, que expande competências emocionais e sociais necessárias para o desenvolvimento pessoal, interpessoal e social;
  3. Terceiro Pilar: Descoberta, que promove a expansão do repertório cultural.

Plataforma digital proporciona aos estudantes da Escola “Chiquinho” serem protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem — Foto: Reprodução/Alicerce Educação

As aulas são ministradas de forma remota, no Centro de Tecnologia da Escola Chiquinho, por jovens universitários que se tornam inspiração para os alunos gerando identificação, inspiração e desenvolvimento do indivíduo. A formação acontecerá durante os próximos quatro meses, de segunda à quinta-feira, no período da manhã.

Para a Coordenadora do Projeto Alicerce Educação, Thayná Souza Vieira Nunes, o impacto deste projeto tem potencial de ir além dos muros da escola. “Esperamos que a escola, cada estudante e cada família, sejam positivamente impactadas por esse projeto e que possamos construir uma parceria de sucesso, onde o jovem se desenvolva, construa um futuro profissional e seja um cidadão consciente de suas responsabilidades!”, disse.

O projeto social é patrocinado pela Zilor via verba direta, irá atender jovens estudantes da comunidade de Quatá e conta com duração de quatro horas semanais, com término previsto para novembro de 2022.

 

Incentivo à Educação – Projeto Eu Amo Chiquinho

O Projeto “Eu Amo Chiquinho” é uma das ações do Programa Aprender Sempre, iniciativa de Responsabilidade Social da Zilor desenvolvida desde 2018 na Escola Professor Francisco Balduíno de Souza “Escola Chiquinho”, no município de Quatá/SP, que promove o desenvolvimento educacional de jovens entre 7 e 17 anos em busca do protagonismo pessoal e social, além de atividades esportivas no contraturno escolar, que contribuem para a construção da cidadania na comunidade.

É através do investimento social nas comunidades que se relacionam com a empresa que a Zilor busca se desenvolver e desenvolver a sociedade com base no empresariamento social, com foco na formação educacional de jovens, por meio das iniciativas do Programa Aprender Sempre”, destaca o gerente de Pessoas & Organização, Nabor Nogueira.

Durante a pandemia de covid-19, em 2020, com objetivo de apoiar alunos e professores no processo de aprendizagem remota, em parceria com a Softtek, a Zilor desenvolveu um projeto social para capacitar 25 docentes na utilização das plataformas digitais, como ferramenta de educação e inclusão tecnológica. Como complemento à ação, a Zilor doou ainda R$60 mil em ferramentas tecnológicas como tablets e celulares, atendendo 65 alunos que não tinham equipamentos para acompanhar as aulas remotas, promovendo a inclusão dos alunos no ambiente digital e fomentando a participação nas aulas on-line, facilitando o acesso à formação educacional e diminuindo a evasão escolar. 

Em março deste ano, em complemento à iniciativa, a Zilor realizou a inauguração do Centro de Tecnologia na escola Chiquinho, em parceria com a Sofftek e a ONG Meu Futuro Digital, que propõe um espaço destinado à inovação e tecnologia, que possa mudar o presente dos jovens que passarem pelo espaço e o futuro do nosso país.

“Nosso objetivo é promover a transformação social por meio da Educação. Nossa missão é empoderar e transformar a vida de alunos em situação de vulnerabilidade social por meio da educação e do apoio socioemocional para a realização de seus projetos de vida. Transformamos a vida de jovens que irão impactar a realidade da sociedade onde estiverem”, completa Nogueira.

Para a Zilor, contribuir com a formação e troca de conhecimento é fundamental para a construção da cidadania e de uma sociedade mais justa e igualitária. A Zilor segue comprometida em atuar socialmente nas comunidades que a acolhem, desenvolvendo junto às suas populações ações por meio da educação e cultura, com foco no despertar do protagonismo juvenil.

 

Investimento Social Privado

A Zilor sempre esteve comprometida com o desenvolvimento das comunidades onde possui unidades industriais. Orientada pela Política de Investimento Social Privado, desde 2007, a empresa utiliza recursos ofertados por Leis de Incentivo Fiscal para investir, especialmente, em crianças e adolescentes com atividades que visam promover, por meio da educação, da cultura e do esporte, o desenvolvimento pessoal e social, para que sejam protagonistas de suas vidas.

Nos últimos dois anos, foram investidos cerca de R$8 milhões para a realização de diversas iniciativas que impactaram positivamente as comunidades de Lençóis Paulista, Macatuba e Quatá. Apenas em Quatá (SP), os projetos desenvolvidos beneficiaram mais de 800 estudantes que participaram das iniciativas educacionais provocadas pela Zilor.


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